segunda-feira, 29 de abril de 2013

Senhor Fantástico e a Física Aplicada a Nanotecnologia


Reed Richards sempre foi fantástico, possuía desde criança aptidão para física, mecânica e matemática. Assim como Anthony Stark é formado em Física e Engenharia Elétrica pelo MIT. Numa viagem interestelar, quando a sua nave passa pelo Cinturão de Van Allen foi bombardeada por uma dose praticamente letal de radiação cósmica. Nesse fatídico acidente, surgem Senhor Fantástico, Tocha Humana, Coisa e a Garota Invisível.
Sentindo-se culpado pelo acidente, Dr. Richards começou a trabalhar incansavelmente para encontrar a cura ao que havia acontecido a si e aos seus amigos. Em suas incansáveis pesquisas, ele conseguiu recriar o acidente para criar uniformes capazes de se adequar aos corpos dos super-heróis. No entanto, o seu objetivo era recriar o bombardeio de radiação cósmica para que as moléculas integrantes do corpo de Ben Grimm voltassem ao normal, e ele deixasse de ser o Coisa.
Senhor Fantástico em seu laboratório lida com propulsões de energia e escalas nano moleculares. Além de trabalhar com elétrons e conseguir estabilizar núcleos atômicos (uma das metas da nanotecnologia).
No mundo real, a física aplicada a nanotecnologia está ligada à criação de elementos e dispositivos cada vez mais eficientes, além de menor tamanho e maior capacidade. Isso torna possível a evolução de dispositivos portáteis de música e de gravação de dados em dispositivos de HD.
No mundo das HQs, o próprio Dr. Richards constrói seus dispositivos eficazes e pequenos, e com a ajuda de tais contata seres de outros planetas, reduz a necessidade de energia para criá-los e utilizá-los, interage moléculas para se adaptarem a sua condição de super-humano, constrói aceleradores de partículas e recria um acidente de radiação cósmica com quantidade inimaginável de energia.
Reed Richards é o homem mais inteligente do mundo nas HQs da Marvel superando Anthony Stark e Bruce Banner. É improvável citar o mais inteligente dos cientistas nanotecnológicos, mas é possível reverenciar alguns desses grandes mestres como: Norio Taniguchi, Gerd Binnig, Heinrich Rohrer e o grande idealizador do termo nanotecnologia Eric Drexler.

2 comentários: