sábado, 27 de abril de 2013

Alternativa contra furtos


Apesar dos esforços das autoridades para inibir a ação de bandidos, é sempre bom prevenir eventuais roubos. Atualmente, existem diversos métodos e tecnologias para impedir ou dificultar a ação criminosa, que vão desde um simples cadeado no disco de freio até modernos rastreadores feitos com nanotecnologia.
Enquanto o índice de roubos e furtos permanece em alta no país e outras iniciativas que inibam esse tipo de atividade criminosa ainda engatinhem (como a introdução do chip de identificação veicular), uma nova alternativa, já consolidada em muitos países, está disponível para marcação de componentes automotivos com recursos de nanotecnologia. O sistema, chamado Dot e desenvolvido pela DNA Security, do grupo Dekra Brasil, é simples e torna possível rastrear e localizar qualquer peça que tenha sido marcada.
Como o destino de toda moto furtada é o desmanche, o DOT vem para dificultar a venda ilegal de peças, pois ele consiste na aplicação de até sete mil micropontos praticamente invisíveis a olho nu, em mais de 50 partes do veículo. Ao ser aplicado, o ponto grava um código único e identificável globalmente, o que torna sua remoção praticamente impossível. Segundo dados da DNA Security em parceria com as seguradoras, as motos com peças gravadas tem 60% menos frequência de roubos do que as que não têm.
O sistema é aplicado em forma de spray e garante a rastreabilidade do objeto marcado em qualquer parte do mundo. A identificação do legítimo proprietário é rápida, já que é feita por meio de um banco de dados disponível na internet. No Brasil já foram marcadas mais de 2,5 mil motos nos últimos anos, o que significa cerca de R$ 17 milhões protegidos.
O sistema já está em prática em 22 países, tendo respaldo legal em alguns deles, como a Austrália, que fez testes antes e após a aplicação do Dot, comprovando uma redução de roubos em quase 100%. Taiwan também foi um dos locais que adotaram a novidade. Em 2007, a cidade chinesa aprovou lei para que os veículos fossem marcados no painel e em mais 16 partes-chave. Como impacto da medida, a Honda constatou recuo de 60% no roubo de seus modelos.
Qualquer um pode adquirir o DNA AUTO DOT, em qualquer posto DNA, e não há necessidade de manutenção. Ele será aplicado em, aproximadamente, 25 peças do veículo, de acordo com o modelo. 

Mais informações: www.dnasecurity.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário