segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fabricação


A nanotecnologia permite uma melhora, sem precedentes, na qualidade de fabricação. Os átomos colocados de modo preciso desaparecem quase que completamente os problemas ligados às impurezas e aos defeitos nos materiais. Assim, é possível fabricar materiais mais compactos utilizando menos matéria e seria extraordinariamente reduzido o custo de produção dos objetos. Além do mais, sendo a produção inteiramente automatizada, os custos com mão-de-obra seriam praticamente nulos.

Realmente, concorda-se em dizer que os custos de fabricação seriam praticamente reduzidos aos custos de concepção - o caso da indústria de softwares para computador. Então, a matéria-prima pode ser inteiramente reciclada e a energia pode provir de células solares - que atualmente limita a possibilidade de utilização de células solares em grande escala é seu custo de fabricação e seu rendimento, dois problemas que a nanotecnologia deverá estar em condições de resolver sem dificuldade.
O exemplo clássico é o de um aparelho que poderá parecer-se com um forno de micro-ondas. Um painel de comando permitiria a escolha do objeto desejado: um par de sapatos, um computador, uma pizza, etc. Os montadores começam por multiplicar-se dentro do aparelho, tomando a forma do objeto desejado. Uma vez a estrutura criada, eles fazem a montagem, átomo por átomo, do objeto desejado. O par de sapatos estará pronto em dois minutos!

2 comentários:

  1. A nanotecnologia faz com que as situações e trabalhos se tornem mais simples, práticos e fáceis. Espero que ela evolua e se difunda com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Assim como todas as tecnologias, será que isso não tornaria as pessoas mais preguiçosas e teríamos mais desempregos? Facilidades são ótimas, mas tem seus malefícios em dosagens erradas.

    ResponderExcluir