sábado, 20 de abril de 2013

Aplicações da Nanotecnologia


Livros de conteúdo mutável
Gosta muito de ler? Então, imagine que está com um livro em mãos, aparentemente normal e comum. Mas você apoia um dedo sobre uma referência ao pé da página, e imediatamente surgir o texto da referência, tomando o lugar do texto original. Gostaria de consultar uma passagem do texto? Uma ilustração? Esqueceu a página em que parou a leitura? Peça em voz alta que o livro a encontra!
Gostaria de, momentaneamente, deixar de lado o que está lendo para ler outra coisa? Ou apenas precisa verificar um trecho em outro livro? Não há mais necessidade de trocar o livro ou se deslocar, só é preciso solicitar ao livro o título escolhido e seu texto e imagens tomarão o lugar do precedente nas páginas. Se o desejo é obter outras informações, então qualquer página pode apresentar imagens animadas, emissões de televisão daquele momento ou um programa gravado. A nanotecnologia poderia transformar essas atividades em fácies e práticas.

Pintura: tela, exibição variável, etc.
Já pensou em um spray de pintura que, ao invés de tinta, vaporize nanomáquinas que vão se colar na superfície sobre a qual é aplicada? Isso é possível a partir da nanotecnologia, sendo que essa superfície pode ser do tamanho de um selo postal, de um imóvel, pode ser depositada sobre roupas, sobre a pele ou sobre uma parede. Em seguida, essas nanomáquinas - comunicando-se entre si e com o exterior -, podem exibir não importa que imagem, fixa ou animada. E para mudar o papel pintado é necessário apenas um comando e os motivos (padrões) pintados sobre a parede mudam imediatamente.
E se o desejo é ver um filme, a parede pode o apresenta, no tamanho que quiser. Uma tecnologia em estudo ('Phased Array Optics" - método que utiliza a sincronização da fase da luz emitida por uma fonte), permite criar imagens em três dimensões. Assim, é possível obter uma sala coberta com essa pintura, que permitirá representar um espetáculo animado em três dimensões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário