segunda-feira, 29 de abril de 2013

Capitão Átomo e Transmutação Atômica




Nathaniel Christopher Adam é um funcionário militar membro da Força Aérea dos Estados Unidos na época da Guerra do Vietnã. Para provar a durabilidade do revestimento duma nave alienígena que havia caído na Terra, Nathaniel foi convocado a um experimento, explodir uma bomba nuclear debaixo dessa nave, com o militar dentro dela. Ele sobreviveu e o metal derreteu no seu corpo e a energia excessiva da explosão lançou-o a frente do seu tempo por dezoito anos.
Capitão Átomo possui invulnerabilidade, pois possui pele metálica, manipula campos e emite rajadas de energia e transmuta átomos para absorver grande quantidade de energia, além de ser constituído de energia nuclear. Possui capacidade de desintegrar átomos e núcleos atômicos, algo que é possível na realidade com aceleradores de partículas que bombardeiam prótons de um átomo de lítio no núcleo do átomo.
Lidar com átomos é complicado devido a sua instabilidade molecular. Um dos principais objetivos da nanotecnologia é elaborar estruturas estáveis com átomos, não chegar a um controle preciso e individual de tais. Nessa área, o Capitão Átomo seria indispensável, afinal, ele conseguiria estabilizar núcleos atômicos através da sua transmutação. Devido ao conhecimento de Nathaniel nesse campo da ciência, ele trabalha com o pseudônimo Cameron Scott, um operativo da Inteligência da Força Aérea.
Átomos são o essencial da natureza, a sua base. A nanotecnologia possui como meta construir estruturas e novos materiais a partir desses. É necessária muita pesquisa para compreender e trabalhar com a escala nano, ou seja, a escala atômica. É uma parte da ciência bastante promissora, no entanto, delicada devido às incertezas que a rodeiam.
Nathaniel Christopher Adam, membro da Força Aérea Estadunidense e da Liga da Justiça, possui todos os requisitos necessários para trabalhar com átomos e avançar a passos largos na nanotecnologia. É triste lembrar que o Capitão Átomo pertence apenas ao Universo da DC e da Charlton Comics.

2 comentários: