sexta-feira, 5 de abril de 2013

Heróis Marvel e Nanotecnologia


De forma bem crua nanotecnologia é a ciência aplicada ao estudo e manipulação da matéria em escala atômica e nuclear. Como é uma tecnologia que lida com estruturas medidas em nanômetro, grande parte das suas inovações está um pouco longe da realidade, por isso a vemos, principalmente, em filmes de ficção científica. Porque apenas laboratórios com equipamentos de alta tecnologia conseguem lidar de forma precisa com matérias nessa escala. Mas, voltando ao universo das HQs, sabemos que nos quadrinhos quase tudo é possível.
Como um “simples garoto do Brooklin” poderia ganhar força extraordinária e conseguir sobreviver congelado por setenta anos? Simples, através da nanotecnologia do soro aplicado em sua veia que garante força além do limite, resistência, velocidade, maior mobilidade, imunidade fisiológica e o essencial para um soldado, fator de cura extremamente avançado.




Outro grande monstro das HQs ao ser exposto à radiação gama ganha força extraordinária, resistência e um impressionante e invejável fator de cura e isso graças às mutações genéticas que seu corpo sofre devido às novas moléculas aderidas por seu gene. Dr. Robert Bruce Banner é um gênio da física nuclear, e o temível Hulk é um misto de física, química, genética e nanotecnologia (novas moléculas).



O garoto mais inteligente de Nova Iorque é picado por uma aranha exposta à radiação e ganha poderes de aracnídeo, agora Peter Parker é capaz de tecer teias e saltar pelos prédios da cidade. No entanto, a nanotecnologia do Homem-Aranha está no seu uniforme. Dr. Reed Richards, o surpreendente Sr. Fantástico, cria um moderno uniforme baseado em nanotecnologia, que adere melhor ao corpo de Peter e o torna mais ágil em Homem-Aranha: Ação Sem Limites.



E, por fim, o mais carismático, bilionário, filantropo e bad boy dos mocinhos da Marvel, Anthony Stark. Tecnologia de ponta, inteligência artificial com pensamentos autônomos, armadura de ferro com projeção de energia. Tony Stark possui os maiores trunfos da ciência. Em Homem de Ferro 3, para combater uma milícia, que se beneficia dos efeitos da nanotecnologia Extremis para criar super-humanos. Iron Man deverá aplicar em si o soro Extremis para derrotar o inimigo, somente assim, ele terá controle da sua armadura em nível celular e por pensamento.





Sabemos que o universo Marvel é fantasioso, no entanto há embasamento para toda essa fantasia. Mesmo sendo uma ciência cara e complicada, a nanotecnologia já está aplicada em várias partes do nosso cotidiano e a tendência é essa área crescer e avançar mais. Talvez não seja possível criar um Capitão América, mas é bem palpável utilizá-la para a cura do câncer. 

Confira o trailer do filme "Os Vingadores", que reúne três super-heróis nanotecnológicos:

2 comentários:

  1. Adorei a matéria sobre os super heróis, é ótima. Quero outras! *-* Haha.

    ResponderExcluir
  2. A materia está muito boa.Gostei de saber um pouco mais da nano na vida dos super heróis.

    ResponderExcluir