segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dr. Manhattan: Perfeição na Manipulação da Matéria


Jonathan Osterman é um renomado físico nuclear do Universo da Dc Comics. Após ser trancado acidentalmente na câmara de testes de seu laboratório, Jon é totalmente desintegrado. No entanto, o que parecia ser o fim do cientista, foi na realidade uma interação da matéria do seu corpo com os raios nele projetados. Pedaços de matéria foram vistos circulando pelo laboratório, e ao longo das semanas surge um ser poderoso e com total controle da matéria em nível subatômico.
Dr. Manhattan possui total domínio das moléculas de toda e qualquer matéria. Mas qual seria a ajuda de Jon no mundo real? Imagine desmembrar nanopartículas atômicas, construir universos a partir do controle subatômico da matéria. O super-herói da Dc Comics poderia desintegrar tudo, afinal tudo é formado por partículas.
De forma bem vulgar a nanotecnologia nada mais é do que lidar com partículas infinitesimais, por isso é uma área ainda “inexplorada” da ciência. Seriam necessárias máquinas extremamente caras e eficazes para dominar essa tecnologia, além de ter uma margem de erro significante. Esse poderoso sistema de engenharia molecular tem como objetivo colocar átomos e moléculas em locais extremamente específicos. Isso revolucionaria a ciência, além de beneficiar a sociedade de muitas formas.
Jonathan Osterman é um ser quântico de poder ilimitado, capaz de reestruturar seu DNA, reconstruir moléculas de objetos inanimados, humanos e até de planetas, além de utilizar em si a bio-fissão e a bio-fusão. Caso existisse um ser igual ao Dr. Manhattan no mundo real seria possível desmembrar células, remover células cancerígenas, potencializar armas, melhorar meios de produção e criar uma inteligência artificial surpreendente.
No entanto, é remota a possibilidade de um humano (por mais difícil que seja, acredite Dr. Manhattan é humano, um super-humano, mas humano) ter controle absoluto da matéria em nível subatômico. Por isso nos resta esperar que a ciência consiga chegar aos maravilhosos resultados da nanotecnologia.

Confira abaixo o trailer "Watchmen":


Um comentário:

  1. Também acho difícil que um Dr.Manhattan surja, e a ciência avança rápido. A potencialização das armas atômicas, aprimoramento das tecnologias artificiais e todas as áreas q envolvem a nanotecnologia estão a todo vapor realmente.
    Boa e criativa postagem :)

    ResponderExcluir